que procura pelo meu curso de pilotagem é por
causa da insegurança na hora de realizar uma
curva. Eu lhe ensino que a maneira mais segura
para sua realização é com uma leve inclinação
de seu corpo para dentro da curva, essa manobra
faz aumentar a aderência dos pneus no asfalto.
Há várias situações onde a ausência de inclinação
causa uma queda. Por isso para fazer uma curva
com segurança e estabilidade é preciso seguir estas
recomendações. Começamos pela posição do corpo.
A partir do momento que você desloca seu peso para
dentro da curva, há o aumento da aderência dos pneus.
Você pode ainda abrir uma perna na direção da curva,
como os pilotos de motovelocidade fazem. Esse movimento
da perna, faz com que o atrito com o ar lhe puxe para dentro
da curva, também aumentando a aderência do pneu no asfalto.
Pronto, a moto ganhou mais estabilidade. Agora precisamos
trabalhar a visão. Você deve olhar para o final da curva. Falo
isso porque as pessoas têm a tendência errônea de olhar para
o chão. Olhar para o local errado pode ocasionar acidentes.
Outro erro que não devemos cometer é deixar a embreagem
acionada. Porque a moto fica solta e gera instabilidade.
A embreagem puxa para outro ponto importante, para a
sua segurança que é a redução da marcha.
Muitos acreditam que erraram durante a execução
de uma curva, mas não sabem que o erro ocorreu
antes. Tem que reduzir uma ou duas marchas.
Você freia antes, reduz a marcha, inclina seu corpo
e trabalha sua visão. Seguindo essas recomendações
é aumentado seu poder de pilotagem.
Estes procedimentos devem ser feitos independente
se a pista estiver escorregadia ou um asfalto de má
qualidade. Vale lembrar a importância de ter o pneu
dianteiro em excelentes condições mais que o traseiro.
E para aumentar a aderência no asfalto, a calibragem
deve ter de quatro a seis libras a menos que a recomendada
pelo fabricante. Não que esta recomendação esteja errada,
nunca, mas o fabricante indica a calibragem visando à
economia de combustível da moto e em uma calibragem
menor, o atrito com o asfalto é maior.
Agora, eu não recomendo em momento algum a técnica
chamada contra esterço, quando você força o guidon
para o lado oposto ao da curva para jogar a moto em
direção contrária. A razão é que a moto não fica segura
no asfalto e você pode se vitimar por passar uma falsa
impressão de segurança. Saiba dirigir com prudência,
você é um motociclista consciente e saiba pilotar de
maneira segura sem prejudicar a si mesmo e a terceiros.
Wesley Testa
Wesley Testa já rodou o mundo em
shows de motocicletas e atuou como
dublê. Hoje ele transmite tudo que
aprendeu em cursos de pilotagem no Kartódromo do
Cave, no Guará DF
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