Como realizar uma curva com segurança

Amigos motociclistas, a maioria das pessoas
 que procura pelo meu curso de pilotagem é por
 causa da insegurança na hora de realizar uma
 curva. Eu lhe ensino que a maneira mais segura 
para sua realização é com uma leve inclinação
de seu corpo para dentro da curva, essa manobra
 faz aumentar a aderência dos pneus no asfalto. 

Há várias situações onde a ausência de inclinação
 causa uma queda. Por isso para fazer uma curva 
com segurança e estabilidade é preciso seguir estas 
recomendações. Começamos pela posição do corpo. 
A partir do momento que você desloca seu peso para 
dentro da curva, há o aumento da aderência dos pneus. 
Você pode ainda abrir uma perna na direção da curva, 
como os pilotos de motovelocidade fazem. Esse movimento 
da perna, faz com que o atrito com o ar lhe puxe para dentro
 da curva, também aumentando a aderência do pneu no asfalto.

Pronto, a moto ganhou mais estabilidade. Agora precisamos
 trabalhar a visão. Você deve olhar para o final da curva. Falo
 isso porque as pessoas têm a tendência errônea de olhar para 
o chão. Olhar para o local errado pode ocasionar acidentes.

Outro erro que não devemos cometer é deixar a embreagem 
acionada. Porque a moto fica solta e gera instabilidade. 
A embreagem puxa para outro ponto importante, para a
 sua segurança que é a redução da marcha.

Muitos acreditam que erraram durante a execução 
de uma curva, mas não sabem que o erro ocorreu 
antes. Tem que reduzir uma ou duas marchas. 
Você freia antes, reduz a marcha, inclina seu corpo
 e trabalha sua visão. Seguindo essas recomendações
 é aumentado seu poder de pilotagem.

Estes procedimentos devem ser feitos independente
 se a pista estiver escorregadia ou um asfalto de má
 qualidade. Vale lembrar a importância de ter o pneu 
dianteiro em excelentes condições mais que o traseiro.
 E para aumentar a aderência no asfalto, a calibragem 
deve ter de quatro a seis libras a menos que a recomendada 
pelo fabricante. Não que esta recomendação esteja errada,
 nunca, mas o fabricante indica a calibragem visando à 
economia de combustível da moto e em uma calibragem 
menor, o atrito com o asfalto é maior.

Agora, eu não recomendo em momento algum a técnica
 chamada contra esterço, quando você força o guidon 
para o lado oposto ao da curva para jogar a moto em
 direção contrária. A razão é que a moto não fica segura
 no asfalto e você pode se vitimar por passar uma falsa 
impressão de segurança. Saiba dirigir com prudência, 
você é um motociclista consciente e saiba pilotar de
 maneira segura sem prejudicar a si mesmo e a terceiros.




Wesley Testa

Wesley Testa já rodou o mundo em
 shows de motocicletas e atuou como 
dublê. Hoje ele transmite tudo que
 aprendeu em cursos de pilotagem no Kartódromo do
 Cave, no Guará DF

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